MINDFULNESS: 4 DICAS PARA SOLUCIONAR SEUS PROBLEMAS COM MAIS FACILIDADE POR THIAGO RÉGIS

MINDFULNESS: 4 DICAS PARA SOLUCIONAR SEUS PROBLEMAS COM MAIS FACILIDADE
POR THIAGO RÉGIS

A ideia do Mindfulness (atenção plena) é colocar suas tarefas em uma fila de prioridades e focar 100% até atingir o objetivo.

E-mails, mensagens, telefonemas, contas para pagar, reuniões, entregas de projetos, briefings, dor de cabeça, escola do filho para pagar. Já parou para pensar em quantas coisas precisamos resolver durante o dia todo em nossas vidas? Geralmente ligamos nossa rotina Multitasking (multitarefa) e ficamos tentando processar e resolver todos os problemas, muitas vezes ao mesmo tempo. A ideia do Mindfulness (atenção plena) é colocar suas tarefas em uma fila de prioridades e focar 100% até atingir o objetivo, indo para a próxima prioridade. Para isso, existem algumas dicas importantes para o sucesso dessa prática acontecer:

1. Desligue os motores por 10 minutos
Escolha um lugar agradável, tranquilo e silencioso e relaxe. Respire pausadamente e mantenha seus pensamentos distantes, quase em uma fase de pré-sono.

2. Sua manhã é preciosa!
Costumamos dizer que nossa produção e criatividade são melhores durante a manhã (e para alguns a madrugada também). Para usar a técnica de Mindfulness pela manhã evite ver e-mails, notificações no celular e outras tarefas que dividam sua atenção. Esse horário matinal é fundamental para você conseguir focar nas principais tarefas e dedicar 100% do seu melhor tempo disponível para soluciona-las.

3. Abandone a cultura multitarefa
Assobiar e mascar cana-de-açúcar ao mesmo tempo, quem nunca? No mundo dos negócios, do trabalho e do dia a dia, somos obrigados a ligar o Multitasking e resolver todas as demandas de uma única vez, porém focar em multitarefas ao mesmo tempo não traz resultados satisfatórios. Busque criar uma lista de prioridades diárias e foque 100% em cada uma delas até sua conclusão. Faça checkpoints durante todo o dia focando na mudança de pensamento multitarefa para o Mindfulness. Livrar-se do piloto automático do dia a dia é fundamental para alcançar melhores resultados.

4. Compartilhe no seu ambiente de trabalho
Já ouviu aquele ditado de que “uma laranja podre estraga todo o cesto”? Para fazer o Mindfulness dar certo, é necessário que utilizemos a lógica inversa. Estipule suas metas e objetivos diários, semanais ou mensais e compartilhe seu novo método de trabalho com as pessoas ao seu redor. Isso é fundamental para que você não se sinta sugado diariamente pelo seu modo Multitasking. Apresente e insira essa nova metodologia para os colegas de trabalho, para os funcionários e implemente esta cultura em seus projetos. Com certeza você terá melhores resultados e mais leveza em seus projetos e negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *