O LIMÃO É UM DOS ALIMENTOS MAIS PODEROSOS PARA O NOSSO CORPO

O LIMÃO É UM DOS ALIMENTOS MAIS PODEROSOS PARA O NOSSO CORPO
POR DR. VICTOR SORRENTINO

Uma fruta especial

O limão é uma fruta muito especial, é diferente da maioria das frutas pois contém uma quantidade pequena de frutose. Por este, e alguns outros fatos que explicarei a seguir, o limão é considerado um dos mais benéficos alimentos para o corpo humano.

A composição especial do limão faz dele um grande bactericida e adstringente. A ação do limão é capaz de depurar e alcalinizar o sangue, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a circulação.

O limão é a melhor fruta para promover uma limpeza no organismo. Ele é rico em ácido cítrico e outras substâncias como pectina, bioflavonoides, limoneno, que ajudam na manutenção da imunidade e protegem contra infecções.

Além da vitamina C, cálcio e magnésio, que fazem do limão um ótimo antibiótico, antiviral e principalmente grande aliado na hora de perder peso.

Um grande desintoxicante

O limão é um grande aliado na hora de desintoxicar o corpo de todas as substâncias nocivas as quais estamos expostos durante o dia. Os componentes químicos chegam através de cosméticos, desodorantes, sprays e o corpo está acostumado a se livrar disso.

No momento em que utilizamos estes produtos contendo químicos nocivos, estamos mais propensos ao contato com estes elementos, a ingestão do limão é extremamente útil para auxiliar na desintoxicação do corpo.

A tradicional água morna com limão ao acordar

Uma dica bem legal para começar o dia com saúde é incluir a ingestão de um copo de água morna com limão, logo ao levantar-se pela manhã.

A forma de preparo é bem simples. Utilize água pura, morna e não deixe a água ferver. Em um copo com 200ml de água, esprema meio limão, e beba em jejum, aproximadamente meia hora antes do seu café da manhã.

Assim você já começa o seu dia promovendo uma grande limpeza no seu corpo. A água com limão ajuda a eliminar as toxinas acumuladas e preparar o organismo para operar da melhor forma possível pelo resto do dia.

Além de todas as propriedades já mencionadas, acaba estimulando a eliminar as toxinas que o organismo acumulou durante a noite. A água com limão promove uma verdadeira desintoxicação do organismo, estimulando e melhorando inclusive a função do fígado.

Com o fígado funcionando a todo vapor, as toxinas são liberadas com mais facilidade e qualidade, acelerando o metabolismo. Não esqueça que deve ser em jejum e a água deve ser morna. O legal é tornar isso um hábito, como se fosse uma purificação matinal, pois é realmente muito bom para a saúde.

Como já falei muitas vezes, essa é uma receita válida, mas não precisa ser para todo mundo. Muitos vão se sentir extremamente bem ingerindo a água com limão, outros nem tanto. Cabe aqui um teste, faça um teste por alguns dias e veja como se sente.

Dissipando os mitos da acidez

Antes de concluir gostaria de esclarecer que o limão, nem a água com limão podem contribuir negativamente com a gastrite. Existe um mito de que o limão causa acidez no estômago. Isso é uma das maiores confusões que pessoas de conhecimento superficial fazem.

O que acontece é exatamente o contrário. Depois de ingerido, o limão não permanece na forma ácida, ele transforma-se em sais alcalinos no organismo. A estrutura química do ácido cítrico confere poder complexante (fixa cátions como cálcio, ferro, potássio e magnésio) e tamponante (estabiliza o pH de soluções aquosas), tornando-se agente de alcalinização do metabolismo orgânico.

Este composto cumpre papel importante na estabilização do pH dos líquidos corporais, inclusive do sangue, e no sistema de formação e manutenção óssea. Ou seja, é alimento ácido sim, mas que provoca alcalinidade quando ingerido.

A prevenção das doenças está em nossas mãos

A consciência de que o limão faz muito bem para a saúde é algo que eu luto para criar entre os meus pacientes, leitores e seguidores. Adoraria que daqui para a frente todos tivessem a certeza que o consumo limão traz muitos benefícios para a saúde.

Cuidar da saúde e prevenir doenças é algo que pode ser feito por todos. Independente de classe social ou condição financeira.

O limão é um grande exemplo disso pois é uma fruta que oferece um grande potencial de cura e prevenção. O limão é acessível, natural, barato, e pode ser usado para as mais diversas técnicas de prevenção e tratamento da saúde.

Cuidar da saúde através da alimentação é o melhor investimento que se pode fazer. A prevenção está realmente em nossas mãos. É preciso entender o potencial de cura que o limão oferece e usá-lo a favor da nossa saúde e eu espero que tenha conseguido passar essa mensagem hoje.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *