TEM UM PONTINHO PARA PASSAR MINHA DOR DE CABEÇA?

TEM UM PONTINHO PARA PASSAR MINHA DOR DE CABEÇA?

27/05/2018 Uncategorized 0

TEM UM PONTINHO PARA PASSAR MINHA DOR DE CABEÇA?
POR FRED SCUTA GARCIA

“Tem um pontinho pra passar minha dor de cabeça?”

Tem sim, e não é um só. São vários! Dos pés à cabeça, literalmente, vários pontos podem tirar essa dor. Por exemplo, VG20, Yintang e E8, na própria cabeça. IG4 ou ID3, na mão. E nos pés, F2 e F3 podem surpreender! Mas não é só sair apertando assim, aleatoriamente.

Na nossa medicina, as dores de cabeça podem ter várias causas, como uma noite mal dormida, jejum prolongado, alterações de vasos sanguíneos ou tensão muscular. Pode ser até idiopática, ou seja, aquela dor que tá lá, mas ninguém encontra a causa…

Na visão da medicina chinesa, a mesma ideia se aplica. Várias alterações diferentes em vários dos sistemas energéticos podem levar a dores de cabeça. Por exemplo, a deficiência do Qi do Pi pode levar ao acúmulo de umidade no corpo e provocar uma dor de cabeça em peso. Já desequilíbrios no sistema do Dan causam dor na região temporal, lateral da cabeça. E a ascensão do Yang do Gan dá aquela dor atrás dos olhos, que ficam vermelhos e sensíveis.

Essas alterações podem ser agudas, daquelas que vem de repente, mas também podem ser crônicas, do tipo que se arrasta há meses. Muita coisa, né? Por isso, é importante a consulta com um profissional de Acupuntura, que irá ter uma boa conversa, te encher de perguntas pra entender tudo que seu corpo está tentando dizer e, só então, escolher os melhores pontos pra essa dor, onde quer que estejam. E ainda te ensinar aquele macete esperto pra você se cuidar, uns pontinhos personalizados, próprios para o seu tipo de dor. E de quebra, ainda ganha todos os benefícios a mais que a Acupuntura pode trazer!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *