A EVOLUÇÃO DA ANSIEDADE: POR QUE NOS PREOCUPAMOS E O QUE FAZER SOBRE ISSO?

A EVOLUÇÃO DA ANSIEDADE: POR QUE NOS PREOCUPAMOS E O QUE FAZER SOBRE ISSO?

17/12/2017 Uncategorized 0

 

A EVOLUÇÃO DA ANSIEDADE: POR QUE NOS PREOCUPAMOS E O QUE FAZER SOBRE ISSO?
POR JAMES CLEAR

Vamos fingir por um momento que você é uma girafa. Você vive nas pastagens da savana africana. Você tem um pescoço com 7 pés de comprimento (2,1 metros). De vez em quando, você vê um grupo de humanos dirigindo em um safari tirando fotos de você.

Mas não é apenas o pescoço e as câmeras que o separam dos humanos. Talvez a maior diferença entre você e seus amigos girafa e os humanos tirando sua foto é que quase todas as decisões que você faz oferecem um benefício imediato para sua vida.

Quando você está com fome, você anda e mastiga em uma árvore.
Quando uma tempestade rola pelas planícies, você procura abrigo.
Quando você vê um leão perseguindo você e seus amigos, você foge.
Em qualquer dia, a maioria de suas escolhas como uma girafa – como o que comer ou onde dormir ou quando evitar um predador – fazem um impacto imediato na sua vida. Você vive no que os pesquisadores chamam de Meio de Retorno Imediato porque suas ações oferecem benefícios imediatos. Sua vida está fortemente orientada para o momento presente.

O AMBIENTE DE RETORNO ATRASADO

Agora, vamos virar o script e fingir que você é um dos seres humanos que está de férias no safari. Ao contrário da girafa, os seres humanos vivem no que os pesquisadores chamam de Ambiente de Retorno Atrasado.

A maioria das escolhas que você faz hoje não irá beneficiar você imediatamente. Se você fizer um bom trabalho no trabalho hoje, você receberá um salário em algumas semanas. Se você economizar dinheiro agora, você terá o suficiente para a aposentadoria mais tarde. Muitos aspectos da sociedade moderna são projetados para atrasar recompensas até algum momento no futuro.

Isso também é verdade para nossos problemas. Enquanto uma girafa está preocupada com problemas imediatos, como evitar leões e procurar abrigo de uma tempestade, muitos dos problemas que os humanos preocupam são problemas do futuro.

Por exemplo, ao saltar ao redor da savana no seu Jeep, você pode pensar: “Este safari foi muito divertido. Seria legal trabalhar como guardas de parque e ver girafas todos os dias. Falando em trabalho, é hora de uma mudança de carreira? Estou realmente fazendo o trabalho que eu deveria fazer? Devo mudar de emprego?”

Infelizmente, viver em um ambiente de retorno atrasado tende a levar ao estresse e à ansiedade crônica para humanos. Por quê? Porque seu cérebro não foi projetado para resolver os problemas de um ambiente de retorno atrasado.

A EVOLUÇÃO DO CÉREBRO HUMANO

O cérebro humano se desenvolveu em sua forma atual, enquanto os seres humanos ainda viviam em um ambiente de retorno imediato.

Os primeiros restos de humanos modernos – conhecidos como Homo sapiens sapiens – são aproximadamente 200 mil anos de idade. Estes foram os primeiros humanos a ter um cérebro relativamente semelhante ao seu. Em particular, o neocórtex – a parte mais nova do cérebro e a parte responsável por funções superiores como o idioma – era aproximadamente o mesmo tamanho há 200 mil anos, como é hoje.

Em comparação com a idade do cérebro, a sociedade moderna é incrivelmente nova. É apenas recentemente – durante os últimos 500 anos ou mais – que a nossa sociedade mudou para um ambiente de retorno predominantemente atrasado. O ritmo de mudança aumentou exponencialmente em comparação com os tempos pré-históricos. Nos últimos 100 anos, vimos o aumento do carro, do avião, da televisão, do computador pessoal, da internet e da Beyoncé. Quase tudo que compõe sua vida diária foi criado em uma pequena janela de tempo.

Muito pode acontecer em 100 anos. Do ponto de vista da evolução, no entanto, 100 anos não são nada. O cérebro humano moderno passou centenas de milhares de anos evoluindo para um tipo de ambiente (retornos imediatos) e em um piscar de olhos todo o ambiente mudou (retornos atrasados). Seu cérebro foi projetado para avaliar retornos imediatos.

A EVOLUÇÃO DA ANSIEDADE

O desajuste entre nosso cérebro antigo e nosso novo ambiente tem um impacto significativo na quantidade de estresse e ansiedade crônica que experimentamos hoje.

Milhares de anos atrás, quando os seres humanos viviam em um ambiente de retorno imediato, o estresse e a ansiedade eram emoções úteis porque nos ajudaram a agir em face de problemas imediatos.

Por exemplo:

  • Um leão aparece na planície> você se sente estressado> você foge> seu estresse é aliviado.
  • Uma tempestade ressoa na distância> você se preocupa em encontrar abrigo> você encontra abrigo> sua ansiedade é aliviada.
  • Você não bebeu água hoje> você se sente estressado e desidratado> você encontra água> seu estresse é aliviado.

Foi assim que o seu cérebro evoluiu para usar a preocupação, a ansiedade e o estresse. A ansiedade foi uma emoção que ajudou a proteger os seres humanos em um ambiente de retorno imediato. Foi construído para resolver problemas agudos a curto prazo. Não houve como o estresse crônico porque não há realmente problemas crônicos em um ambiente de retorno imediato.

Os animais selvagens raramente experimentam estresse crônico. Como o professor da Universidade Duke, Mark Leary, disse: “Um cervo pode ser surpreendido por um barulho alto e tirar a floresta, mas assim que a ameaça desapareceu, o cervo imediatamente se acalma e começa a pastar. E não parece estar amarrado em nós como são muitas pessoas.” Quando você mora em um ambiente de retorno imediato, você só precisa se preocupar com estressores agudos. Uma vez que a ameaça desapareceu, a ansiedade diminui.

Hoje enfrentamos diferentes problemas. Será que vou ter dinheiro suficiente para pagar as contas no próximo mês? Receberei a promoção no trabalho ou permaneço preso no meu trabalho atual? Vou reparar meu relacionamento quebrado? Problemas em um ambiente de retorno atrasado raramente podem ser resolvidos agora no momento presente.

O QUE FAZER SOBRE ISSO

Uma das maiores fontes de ansiedade em um ambiente de retorno atrasado é a incerteza constante. Não há garantia de que trabalhar duro na escola irá ajudá-lo. Não há promessas de que os investimentos irão subir no futuro. Não há garantia de que, em uma data, você abrirá uma alma gêmea. Viver em um ambiente de retorno atrasado significa que você está cercado de incerteza.

Então o que você pode fazer? Como você pode prosperar em um ambiente de retorno atrasado que cria tantos estresses e ansiedade?

A primeira coisa que você pode fazer é medir algo. Você não sabe com certeza quanto dinheiro você terá na aposentadoria, mas você pode remover alguma incerteza da situação medindo o quanto você economiza a cada mês. Você não pode ter certeza de que você terá um emprego após a formatura, mas você pode acompanhar com que frequência você busca as empresas sobre estágios. Você não pode prever quando encontra amor, mas pode prestar atenção a quantas vezes você se apresenta a alguém novo.

O ato de medição toma uma quantidade desconhecida e o faz saber. Quando você mede algo, você imediatamente se torna mais certo sobre a situação. A medição não solucionará magicamente seus problemas, mas irá esclarecer a situação, puxá-lo para fora da caixa negra de preocupação e incerteza, e ajudá-lo a controlar o que realmente está acontecendo.

Além disso, uma das distinções mais importantes entre um ambiente de retorno imediato e um ambiente de retorno atrasado é um feedback rápido. Os animais estão constantemente recebendo feedback sobre as coisas que causam estresse. Como resultado, eles realmente sabem se devem ou não se sentir estressados. Sem medição você não tem nenhum feedback.

Se você está procurando boas estratégias de medição, sugiro usar algo simples como The Paper Clip Strategy para rastrear ações repetitivas e diárias e algo como The Seinfeld Strategy para rastrear comportamentos de longo prazo.

MUDE SUA PREOCUPAÇÃO

A segunda coisa que você pode fazer é “mudar sua preocupação” do problema a longo prazo para uma rotina diária que solucionará esse problema.

  • Em vez de se preocupar em viver mais tempo, se preocupe em caminhar todos os dias.
  • Em vez de se preocupar com o fato de seu filho receber uma bolsa de estudos da faculdade, se preocupe com quanto tempo elas gastam estudando hoje.
  • Em vez de se preocupar em perder peso suficiente para o casamento, se preocupe em cozinhar um jantar saudável esta noite.

A visão chave que faz com que esta estratégia funcione é garantir que sua rotina diária recompense você imediatamente (retorno imediato) e resolve seus problemas futuros (retorno atrasado).

Aqui estão os três exemplos da minha vida:

  • Escrevendo. Quando publico um artigo, a qualidade da minha vida é visivelmente maior. Além disso, eu sei que, se eu escrever de forma consistente, meu negócio crescerá, vou publicar livros, e vou ganhar dinheiro suficiente para sustentar minha vida. Ao concentrar minha atenção na escrita a cada dia, aumento meu bem-estar (retorno imediato), enquanto também trabalho para ganhar renda futura (retorno atrasado).
  • Exercitando. Experimentei uma grande mudança no bem-estar quando aprendi a me apaixonar pelo exercício. O ato de ir ao ginásio traz alegria para minha vida (retorno imediato) e também leva a uma melhor saúde a longo prazo (atraso no retorno).
  • Lendo. No ano passado, publiquei minha lista de leitura pública e comecei a ler 20 páginas por dia. Agora, tenho uma sensação de realização sempre que faço minha leitura diária (retorno imediato) e a prática me ajuda a se tornar uma pessoa interessante (retorno atrasado).

Nossos cérebros não evoluíram em um ambiente de retorno atrasado, mas é aí que nos encontramos hoje. Minha esperança é que, ao medir as coisas que são importantes para você e mudar a sua preocupação com práticas diárias que paguem a longo prazo, você pode reduzir a incerteza e o estresse crônico inerentes à sociedade moderna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *