O MUNDO EM NÓS: A QUADRIMEMBRAÇÃO
O MUNDO EM NÓS: A QUADRIMEMBRAÇÃO
POR LEONARDO MAIA
O ser humano, segundo a Antroposofia, possui uma natureza quádrupla, relacionada aos 4 elementos e aos 4 reinos da natureza:
1- CORPO FÍSICO
Relacionado ao elemento terra e ao reino mineral, ou seja, é a parte do ser humano que possui a mesma natureza do mundo mineral: o universo sólido, a substância material, a dimensão espacial. É determinado pela hereditariedade e sofre transformações devidos ao processos de individualização. Sozinho, está sujeito às leis físicas e deteriorização/desintegração – que é impedida pelo corpo etérico ou vital: por isso ao falecer, nosso corpo se desfaz em grande velocidade. O Pulmão é considerado o órgão relacionado. O corpo físico é a base para a manifestação humana na Terra.
2- CORPO ETÉRICO OU VITAL
Relacionado ao elemento água e ao reino vegetal. É a substância viva, o veículo da vida. Ele opõe à morte, à desintegração. A integração corpo físico e vital/etérico são como a planta, realizando processos vitais como crescimento, aquecimento, manutenção, geração e etc… ou seja, os processos fisiológicos com uma consciência de sono profundo, não desperta. Pessoas em estado vegetativo têm apenas estes 2 corpos atuando. Sua dimensão é o tempo e está intimamente ligada ao ritmo. Seu órgão relacionado é o fígado, considerado o órgão água na Antroposofia, o órgão da regeneração. Sem o corpo etérico/vital, o ser humano está morto.
3- CORPO ANÍMICO OU ASTRAL
Relacionado ao elemento ar e ao reino animal. É o veículo da alma, da sensibilidade e do movimento próprio – aspecto que compartilhamos com os animais. Também conhecido por corpo das sensações. Responsável pelos instintos e sensibilidade diante dos estímulos: prazer e dor, simpatia e antipatia, sono e vigília. Sua dimensão é a do relacionamentos e a consciência é a de sonho, abaixo da consciência de vigília. Seu órgão relacionado são os rins (animais marcam seus territórios com a urina, sua marca “anímica”). Sem o corpo anímico/astral o ser humano estaria dormindo apenas, em estado de sono, vegetativo.
4- ESPÍRITO, INDIVIDUALIDADE OU ORGANIZAÇÃO DO EU
Relacionado ao elemento fogo e ao reino humano (segundo a Antroposofia o homem não pertence ao reino animal). O reino humano traz a capacidade de andar ereto, falar e pensar o que possibilita a autoconsciência e a autorreflexão: que permite, através do autocontrole, domínio sobre os instintos, impulsividade e de nossos aspectos mais animalescos. Quando estou consciente, estou em mim, com “presença de Espírito”, tenho domínio sobre os impulsos e liberdade de escolha. Seu órgão relacionado é o coração e sua dimensão é a da Consciência. Ainda é um aspecto em desenvolvimento no ser humano, por isso ainda nos identificamos fortemente com aspectos animalescos de nossa natureza. O EU é o caminho de liberdade, que nos torna senhores de nossos destinos.
Resumo:
TERRA – Corpo físico em seu aspecto substancial, reino mineral.
ÁGUA – Corpo vital ou etérico, ou corpo de forças formativas. Reino vegetal.
AR – Corpo anímico, corpo das sensações ou corpo astral. Reino animal.
FOGO – Individualidade humana, EU, autoconsciência. Reino humano.
Antroposofia Autoconhecimento Bem Estar Constelação Familiar Desenvolvimento Humano terapia complementar