UMA CONVERSA SOBRE NEGÓCIOS E PROPÓSITO
UMA CONVERSA SOBRE NEGÓCIOS E PROPÓSITO
Por Sara Matos | Psicóloga e Aromaterapeuta
Bom, se mesmo assim você achar que para iniciar algo precisa ao menos amar o que faz, sugiro um exercício simples e rápido. Mas não subestime o exercício por ele ser simples, ok? Ele é simples, mas é muito profundo ao mesmo tempo.Passo-a-passo:
- Sente-se confortavelmente em uma cadeira, com um papel em branco na sua frente e lápis para escrever. Com a coluna ereta, respire profundamente algumas vezes e relaxe o corpo.
- Num intervalo de 5 a 10 minutos, escreva de 10 a 20 coisas que você faz e te dão prazer. Não julgue, não recrimine, só escreva aquilo que, depois de feito, te dá alegria. Ao finalizar, leia a lista e lembre-se de momentos que você fez aquilo e ficou muito feliz. Deixe essa alegria tomar conta do seu corpo e respire profundamente de novo.
- Da lista que você escreveu, escolha uma das atividades (de preferência a que você mais gosta) para virar negócio. Se você perceber que consegue conectar mais de uma para criar algo novo, crie. Depois de escolhido, pense em quatro negócios que você poderia criar com aquilo que você gosta. Tente ser o mais preciso possível, mas se não der… tudo bem. É um exercício que pode ser feito muitas vezes. Depois de escrever os quatro negócios, imagine você criando, gerenciando e sendo bem sucedida fazendo cada um deles. Não pense em crise, dinheiro, aprovação, medo, contas a pagar e nada negativo. É só um exercício e o propósito dele é você perceber o que faz seu coração bater mais forte.
- Agora, escolha qual dos quatro negócios você percebe que foi mais fácil você se imaginar sendo bem sucedida e coloque um preço. Para decidir qual preço cobrar, não precisa fazer uma pesquisa de mercado nem perguntar para pessoas quanto elas cobrariam por isso. Não precisa ser o preço inicial a ser cobrado, nem o final, mas algo que você considere justo de você receber por estar fazendo aquilo. Evite julgamentos de “ah, isso é caro e ninguém vai pagar” e pensamentos similares a esse. O propósito é que você perceba que você pode sim receber dinheiro fazendo o que gosta.
- Bom, até aqui você já tem uma ideia de negócio, um valor que você considera justo e então é hora de você compartilhar sua ideia com o mundo. Escolha pessoas de confiança para te dar apoio, te ajudar a desenvolver e dar forma a essa ideia. Evite dividir com aquela prima/tia/sobrinha/sogra/amiga que vai te colocar para baixo e te fazer desistir. Mapeie também empresas e parceiros que você acha que podem te ajudar a impulsionar essa ideia para que, quando ela tiver mais formatada, você possa apresentar para elas e fazer negócio.
Se você conseguiu fazer o exercício completo, parabéns! Quando eu fiz a primeira vez, minha alegria era tão grande que eu mal conseguia conter meu riso. Mas se você não conseguiu completar o exercício, não se preocupe. Dê tempo ao tempo… Refaça o exercício uma e outra vez, com calma e tranquilidade, sem se cobrar demais.
Autoconhecimento Bem Estar Coaching Desenvolvimento Humano Desenvolvimento Pessoal Terapia terapia alternativa terapia complementar