MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)

26/11/2017 Desenvolvimento Humano Psicologia 0

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)
POR DAIA FLORIOS

Calming Jar, em livre tradução, o vidro ou o pote da calma, um instrumento inspirado no método Maria Montessori, usado para acalmar as crianças depois de um choro ou de uma briga.

Em especial o instrumento ajudaria as crianças a ficarem tranquilas para conseguirem escutar o que os pais ou os professores têm a dizer. O pote da calma é utilizado nos momentos em que as crianças precisam de alguns minutos para se acalmarem.

O vidro da calma tem glitter colorido e basta agitá-lo para criar um pouco de “magia”. O efeito chamaria a atenção da criança que, atraída pelo brilho, se volta para o momento presente.

É como ensinar as crianças a respirarem fundo nos momentos em que elas precisam ficar calmas para tentarem explicar suas tristezas, frustrações ou raivas, o que é muito difícil para elas.

Há muitas variações para a preparação do Calming Jar e nós escolhemos uma versão bem simples:

Você vai precisar de:

  • 1 pote de vidro com tampa
  • 1-2 colheres de sopa de cola glitter
  • 3-4 colheres de chá de purpurina
  • 1 gota de corante alimentar
  • Água quente

Como fazer:

A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para poder agitar o seu conteúdo.

Despeje no vidro a água quente e a cola glitter. Mexa com muita paciência para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.

Azul é a cor que mais inspira a calma.

Algumas outras instruções sugerem a adição de uma colher de chá de shampoo transparente para que o brilho caia mais lentamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *