DICAS PARA SE DESCONECTAR DO SMARTPHONE E CONECETAR-SE COM VOCÊ
Dicas para se desconectar do smartphone e conectar-se com você
Por Alan Pogrebinschi
Desligar o celular e focar nas pessoas que importam pra gente aqui e agora pode ser um passo valioso nessa direção.
Nós somos muito mais complexos que a tecnologia que criamos. Mas, a vida que levamos pode ser muito mais simples. Só que o caminho de volta pra simplicidade requer um reaprendizado e bastante prática.
Desligar o celular e focar nas pessoas que importam pra gente aqui e agora pode ser um passo valioso na direção de viver em consciência plena.
Só que isso não significa apenas desviar o olhar da tela e olhar nos olhos, mas também se permitir se ver e ser visto pelos outros, de verdade.
Significa ser capaz de rir dos nossos pensamentos mais sérios.
Quer dizer que não vamos fugir dos nossos medos, mas abraçá-los como os velhos amigos que são. É dar um salto – na direção certa – mas no escuro, o que não é sempre fácil, mas muito recompensador.
A abordagem funcional do mindfulness traz essa consciência plena para os momentos que importam mais nas nossas vidas. Você pode experimentá-la, por exemplo, da próxima vez que for deixar de lado o celular para estar junto com aqueles que são importantes pra você.
Pode ser durante um jantar a dois ou na sala de estar com a família ou com amigos após o almoço, por exemplo. Numa dessas situações experimente:
- Além de desligar ou colocar no mudo o smartphone, observe o que não ficou de lado: seus pensamentos que te levam para longe do momento atual;
- Tome nota desses pensamentos, mas não faça força para mudá-los ou mandá-los embora – isso geralmente não funciona. Em vez disso, traga a sua atenção para o que é importante pra você naquele momento – a conexão com as pessoas que estão perto de você.
- Você pode fazer isso olhando em silêncio e com ternura para o olhar do outro, ou segurando a mão de alguém e focando na sensação de calor e textura que você sente, por exemplo.
- A cada vez que notar que sua atenção foi para longe do momento presente, não se culpe, só mais uma vez gentilmente a traga para algo que está acontecendo aqui e agora.
Se você experimentar essa dica, volte aqui para nos contar como se sentiu e trocar experiências. Isso é muito enriquecedor para o processo de autoconhecimento!