O QUE SUA CRISE EXISTENCIAL ESTÁ QUERENDO DIZER A VOCÊ…

O QUE SUA CRISE EXISTENCIAL ESTÁ QUERENDO DIZER A VOCÊ…

24/06/2018 Coaching Desenvolvimento Humano Mindfulness PNL Psicologia Qualidade de Vida 0

O QUE SUA CRISE EXISTENCIAL ESTÁ QUERENDO DIZER A VOCÊ…
POR PREM BABA

A jornada da alma nesse plano da existência é repleta de mistérios, mas algo que sabemos é que se trata de um trânsito do falso para o real –do egoísmo, ódio e separação para o altruísmo, amor e unidade. Mas o trânsito se torna desafiador porque muitas vezes o que é ou não real se mistura dentro de nós e ficamos confusos sem saber qual direção tomar.
Por isso digo que se existe algo de valor nesse mundo é o autoconhecimento, ou seja, a busca da voz da verdade, do divino dentro de si. Tenho observado que aquilo que tem valor real nasce da plenitude e não das nossas reações. Somente quando podemos tocar esse ponto dentro de nós é que o propósito de nossa alma se manifesta. Enquanto isso não acontece, tudo o que produzimos é para fugir ou nos proteger de alguma coisa: ficamos ricos com medo da pobreza, nos relacionamos para fugir da solidão. Essas experiências são vividas a partir de máscaras, de defesas que precisam cair.

Esse desmoronamento da máscara, ou ainda, esse trânsito do falso para o real, não é algo pelo qual se passa facilmente. Essa transição do “eu idealizado” para o “eu real” consiste em uma tremenda crise, uma crise existencial, em que você começa a perceber o que não é, mas ainda não tem consciência daquilo que, de fato, é.

Isso indica que você está amadurecendo. A jornada da mente para o coração teve início, mas nessa primeira fase talvez você se encontre frágil e vulnerável. Isso acontece porque está tirando sua armadura, que até bem pouco tempo acreditava ser sua essência, e tem medo de ser flechado sem ela. Entenda que você vestiu essa armadura para se proteger de dores profundas que viveu lá atrás e com ela abriu mão da sua espontaneidade, deixou de ser quem era para poder sobreviver no meio em que se encontrava e, com isso, perdeu – se de si.

Eu sinto que a negação de aspectos da nossa personalidade é a causa da miséria humana. Pude observar que, de fato, a maior conquista da humanidade é a capacidade de identificar o que foi negado, de aprender a lidar com sua natureza sombria, com suas emoções e sentimentos.

Para isso, precisamos de um tanto de coragem e humildade para reconhecer que as coisas não foram tão boas assim em nossas vidas,

que deixaram marcas e espinhos cravados em nossa pele e que, agora, precisamos tirá-los e cuidar da pele infeccionada.
Nesse caminho pode parecer que você está sozinho ou indo contra a maré, o que o leva a duvidar se estar fazendo a coisa certa. Porém, quando essa desconstrução começa, o processo é irreversível.

Você pode ter momentos de dúvidas, mas com calma e firmeza vai perseverando e encontrando as respostas para as perguntas que tanto ansiava.

Aos poucos, elabora mágoas passadas e liberta antigos fantasmas até que tenha plena confiança para dizer:

“Eu posso ser eu mesmo e nada de ruim vai me acontecer. Eu posso ser eu mesmo e ninguém irá me punir por isso”.
Ser você mesmo é um grande milagre da existência, é a porta que leva você à plenitude e possibilita colocar seus talentos no mundo a serviço do bem comum e do amor.
Sua crise é abençoada. Ela chegou para lembrá-lo de quem é de fato, para ajudar você a trilhar o caminho do coração.
Que você possa estar disposto a seguir por ele.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *